O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou o resultado preliminar da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025). As notas foram divulgadas em edição extra do Diário Oficial da União e podem ser consultadas em link específico hospedado na plataforma da Fundação Getulio Vargas (FGV) — https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Consulta individual e regras da correção
A prova discursiva foi realizada em 7 de dezembro apenas pelos candidatos que atingiram a pontuação mínima na prova objetiva. Para os cargos de nível superior, o exame incluiu duas questões, cada uma valendo 22,5 pontos, somando máximo de 45 pontos. Nos cargos de nível intermediário, o formato foi de redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos.
Conforme o edital, não houve arredondamento das notas finais: frações inferiores ao centésimo foram descartadas. Candidatos que obtiveram zero ponto na prova discursiva estão eliminados do certame.
Prazos para recursos
Quem discordar da nota preliminar pode apresentar pedido de revisão a partir das 0h desta segunda-feira (26) até 23h59 de terça-feira (27), horário de Brasília. O processo é realizado exclusivamente na área do candidato, mediante login e senha na plataforma Gov.br.
O resultado dos recursos, bem como a nota definitiva da prova discursiva, será divulgado em 18 de fevereiro. Já a lista completa de classificação, contemplando vagas imediatas e cadastro de reserva, está prevista para 20 de fevereiro, de acordo com o cronograma oficial.
Panorama da segunda edição do CNU
Mais de 42 mil candidatos foram aprovados na primeira fase e aptos a realizar a prova discursiva. Desses, cerca de 8,5 mil não compareceram, resultando em abstenção estimada de 17 %. Ao todo, o concurso oferece 3 652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais: 3 144 para nível superior e 508 para nível intermediário.
Do total de oportunidades, 2 480 são de provimento imediato e 1 172 serão preenchidas no curto prazo após a homologação dos resultados. A seleção registrou 761 528 inscrições confirmadas, com participantes de todos os estados brasileiros provenientes de 4 951 municípios. Diferentemente da primeira edição, as provas objetivas e discursivas ocorreram em dois dias.
Como verificar a pontuação
Para acessar o espelho de correção e a pontuação individual, o candidato deve:
Imagem: Educação online
1. Entrar no endereço conhecimento.fgv.br/cpnu2;
2. Selecionar o link de consulta da prova discursiva;
3. Informar CPF e senha cadastrada no ato da inscrição.
O sistema apresenta a nota obtida, o detalhamento dos critérios de correção e, se for o caso, a indicação de pontos descontados por fuga ao tema, estrutura textual ou erros técnicos.
Próximas etapas e canais de atendimento
Com a divulgação do resultado definitivo da prova discursiva, os aprovados seguirão para as fases de classificação final e convocação. Em caso de dúvidas, o MGI disponibiliza atendimento pelo telefone 0800 591 0452 e pelo e-mail cpnu2@fgv.br.
O CNU 2025 mantém validade prevista de até dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. A homologação do resultado final será publicada no Diário Oficial da União, ato que oficializará a convocação dos candidatos para posse nos órgãos onde foram alocados.
Eventuais alterações no cronograma serão informadas nos mesmos canais oficiais utilizados para divulgar as notas e resultados anteriores.





