Depoimento de Daniel Vorcaro expõe encontros com Ibaneis Rocha sobre venda de ativos ao BRB

Ultimas Notícias

Brasília, 31 jan 2026 — O banqueiro Daniel Vorcaro confirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que se reuniu com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para tratar da venda de ativos do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB), instituição pública controlada pelo governo distrital.

Encontros e conversas institucionais

Durante o interrogatório realizado em 30 de dezembro do ano passado, Vorcaro relatou ter mantido “poucas oportunidades” de encontro com o governador. Segundo o empresário, Ibaneis visitou sua residência uma vez, e ele esteve na casa do chefe do Executivo local em outra ocasião. “Nos encontramos poucas vezes, para conversas institucionais”, declarou.

Questionado pela delegada responsável pelo inquérito, Janaina Palazzo, sobre vínculos com autoridades dos Três Poderes, o banqueiro evitou mencionar nomes e alegou que tais relações não influenciaram a tentativa de aquisição do Master pelo BRB. “Tenho amigos de todos os poderes. Não consigo nominar individualmente quem frequentava a minha casa. As relações políticas não tiveram a ver com esse caso do BRB”, afirmou.

Investigações e desdobramentos no STF

O depoimento de Vorcaro, assim como o do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, teve o sigilo retirado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. A decisão foi tomada após reportagens destacarem a participação do governador do DF nas reuniões.

Em dezembro de 2025, Toffoli já havia determinado que o processo envolvendo irregularidades no Banco Master prosseguisse no STF, e não na Justiça Federal em Brasília. O magistrado justificou a medida pela citação de um deputado federal nos autos, o que garante foro por prerrogativa de função.

As apurações fazem parte da Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro de 2025 para investigar a concessão de créditos falsos e outras fraudes no Banco Master. De acordo com a PF, o esquema pode ter causado um rombo de até R$ 17 bilhões. A tentativa de venda do Master ao BRB também está sob análise dos investigadores.

Depoimento de Daniel Vorcaro expõe encontros com Ibaneis Rocha sobre venda de ativos ao BRB - ultimas noticias

Imagem: ultimas noticias

Na semana passada, após a divulgação dos encontros, Ibaneis Rocha reconheceu ter se reunido com Vorcaro, mas negou qualquer discussão sobre o negócio envolvendo as duas instituições financeiras. “Foram reuniões protocolares; não tratei de operações do Master”, disse o governador em nota.

Enquanto avançam as investigações criminais, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou já ter pago 75% dos credores do Banco Master, numa tentativa de limitar os impactos das suspeitas de fraude sobre o sistema financeiro.

A PF continua a analisar documentos apreendidos e a ouvir envolvidos para determinar a extensão das responsabilidades de cada agente. Não há, até o momento, indicação de quando o inquérito será concluído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *