Palmeiras e Flamengo disputam primeiro tetra brasileiro da Libertadores em Lima

O Palmeiras e o Flamengo voltam a medir forças neste sábado, 29 de novembro, às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima. Em jogo estará o inédito tetracampeonato da Copa Libertadores para um clube do Brasil. Ambos somam três títulos e procuram isolar-se como os maiores vencedores nacionais da competição.

Final marca reencontro e memória de 2021

Os rivais reeditam a decisão de 2021, quando o Palmeiras venceu por 2 a 1 no Centenário, em Montevidéu. Naquele confronto, Raphael Veiga abriu o placar, Gabriel Barbosa igualou e Deyverson garantiu a taça na prorrogação após erro de Andreas Pereira, então meio-campista rubro-negro.

Quatro anos depois, Andreas está do lado alviverde. Contratado em setembro junto ao Fulham, o volante lida novamente com o episódio que definiu a final anterior, mas afirma concentrar-se no presente. O jogador reencontrou o Flamengo em outubro, pelo Brasileirão, e foi alvo de vaias ao escorregar durante uma cobrança de falta no Maracanã.

Além de Andreas, o Palmeiras mantém como remanescentes daquela decisão o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, o lateral Joaquín Piquerez e o meia Raphael Veiga. Do lado carioca, seguem no elenco o meia Giorgian de Arrascaeta, os atacantes Bruno Henrique, Pedro e Michael, além de Filipe Luís, hoje técnico da equipa principal.

Trajetórias até Lima e cenário no Brasileirão

Para chegar à final, o Palmeiras superou Atlético-MG, River Plate e Internacional no mata-mata. O Flamengo eliminou Nacional, Boca Juniors e Grêmio. Paralelamente, os clubes travam disputa pelo Campeonato Brasileiro. A duas jornadas do fim, o Flamengo lidera com 75 pontos, cinco à frente dos paulistas, depois de empatar com o Atlético-MG, enquanto o Verdão foi derrotado pelo Grêmio.

No comando alviverde, Abel Ferreira tem a oportunidade de somar a 11.ª taça pelo clube e tornar-se o treinador mais vitorioso da história palmeirense, superando Oswaldo Brandão. Se confirmar o título, o português também igualará Osvaldo Zubeldía, do Estudiantes, com três Libertadores, atrás apenas de Carlos Bianchi.

Pelo Flamengo, Arrascaeta vive a temporada mais produtiva desde que chegou à Gávea. O uruguaio acumula 23 golos e 17 assistências em 59 partidas de 2025 e participou directamente de um golo por jogo no Brasileirão. Um novo troféu ampliaria para 16 o número de conquistas dele e de Bruno Henrique pelo clube.

Prováveis escalações e desfalques

O técnico Abel Ferreira deve iniciar a partida com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. Lucas Evangelista e Paulinho, lesionados, estão fora. Weverton, recuperado de fissura na mão direita, pode ficar no banco.

Palmeiras e Flamengo disputam primeiro tetra brasileiro da Libertadores em Lima - ultimas notícias

Imagem: ultimas notícias

Filipe Luís tende a escalar o Flamengo com: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Gonzalo Plata (suspenso) e Pedro (lesão muscular) desfalcam a equipa, enquanto Léo Ortiz, com estiramento no tornozelo direito, é dúvida.

Histórico e palco favorável ao Rubro-Negro

Lima traz boas memórias ao Flamengo. No mesmo Monumental U, o clube levantou a Libertadores de 2019 ao bater o River Plate por 2 a 1, com dois golos de Gabriel Barbosa. Naquela ocasião, Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís estiveram em campo e Rodrigo Caio, hoje auxiliar-técnico, era titular na defesa.

O Palmeiras busca a quarta taça para abrir distância em relação a Santos, São Paulo, Grêmio, Flamengo e ao próprio Verdão, todos tri desde 2020. A última vez que um brasileiro liderou isoladamente o ranking foi em 2011, quando o São Paulo era o único tricampeão.

Transmissão e detalhes da partida

A Rádio Nacional transmite a final a partir das 17h30 com narração de Luciana Zogaib, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Marcelo Smigol e Rachel Motta. A bola rola às 18h, horário de Brasília.

Além do título, o vencedor garante vaga na próxima edição da Libertadores e no Mundial de Clubes de 2026. Já o vice-campeão dependerá da classificação no Brasileirão para confirmar presença no torneio continental do ano que vem.

Com elencos experientes, treinadores em busca de feitos pessoais e a possibilidade de um marco histórico para o futebol brasileiro, Palmeiras e Flamengo chegam a Lima com confiança redobrada. Após 90 minutos — ou prorrogação — o país conhecerá o seu primeiro tetracampeão sul-americano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *